HISTORIA TAMANDARÉ
Nas suas origens o território onde está localizado o município de Tamandaré esteve ocupado pelos índios Tupis, dedicados na sua maior parte a pesca e a agricultura. A palavra Tamandaré é de origem indígena e significa repovoador.
No século XVI toda a zona foi conquistada por portugueses que encontraram um lugar ideal para instalar-se. A região foi desde suas origens um importante centro econômico dedicado na sua maior parte ao cultivo da cana-de-açúcar.
No século XVII foi levantado o Forte de Santo Inácio de Loyola para proteção contra os ataques dos holandeses. Foi um dos marcos mais importantes da história do Estado de Pernambuco, lugar onde ocorreram numerosas batalhas. No ano 1654 os habitantes do povoado derrotaram aos holandeses, que um mês mais tarde regressaram com mais reforços e conseguiram conquistar a zona.
O município de Tamandaré foi fundado no dia 28 de setembro de 1997, desvinculando-se do Estado do território do Rio Formoso ao que pertencia até o momento
Hoje em dia as principais atividades econômicas do município são a pesca e o turismo. Suas belas praias e águas tranquilas, seus monumentos, destacando o Forte de Santo Inácio de Loyola, e a Reserva Biológica de Saltinho, onde encontra-se o Museu da Árvore e a Cachoeira do Bulha, são o maior pedido para milhares de turistas que visitam a zona no decorrer de todo o ano.
PASSEIO TURISTICO TAMANDARÉ
Prefeitura Municipal - Tamandaré - A Administração Municipal de Tamandaré encontra-se no interior de um edifício situado na Rua Cleto Campelo.
Casa do Artesão - Tamandaré - A Casa do Artesão, situada na Praça Almirante Tamandaré, foi inaugurada no ano de 2001 durante a Festa de Emancipação do município. É o principal ponto de apoio para os artistas da região, um dos centros culturais mais importantes do município, e em seu interior fazem exposições durante o ano.
Mirante do Oitizeiro - Tamandaré - O Mirante de Oitizeiro localiza-se no ponto mais alto da cidade. Destacamos as vistas impressionantes de toda a zona e foi utilizado como observatório durante a segunda Guerra Mundial.
Igreja de São Pedro - Tamandaré - A Igreja de São Pedro foi construída no século XIX às margens do Oceano Atlântico. No seu interior merece destaque especial seu coro e seu altar principal, lugar onde guardam a imagem do padroeiro da Igreja.
Igreja de São José - Tamandaré - A Igreja de São José foi construída no século XIX nas proximidades da praia de Tamandaré. Possui uma única cúpula com corredores laterais e conserva um escudo na parte superior de sua fachada principal.
Forte de Santo Inácio de Loyola - Tamandaré - O Forte de Santo Inácio de Loyola, conhecido popularmente como Forte de Tamandaré, foi construído a finais do século XVII pelo engenheiro Francisco Correia Pinto para a defesa da população e de seu porto, dos contínuos ataques dos holandeses. Situado a poucos metros das margens da Praia Boca da Barra, junto ao Farol de Tamandaré, é considerado um dos cenários mais importantes da história do Estado de Pernambuco, lugar de numerosas batalhas. No século XIX também foi palco da Guerra dos Cabanos e tinha a função de prisão, antes de sua transferência para Fernando de Noronha em Recife. Destacamos a grande similitude com o Forte das Cinco Pontas de Recife e desde 1978 é administrado pela Marinha. Foi declarado Patrimônio Cultural do Estado.
Farol de Tamandaré - Tamandaré - O Farol de Tamandaré está localizado junto ao Forte de Santo Inácio de Loyola. Foi inaugurado no ano de 1902 e atualmente continua em funcionamento.
Recifes de Corais - Tamandaré - Os recifes de corais são uma das formações mais extraordinárias da natureza, privilégio dos mares tropicais e patrimônio de poucos países em todo o mundo. Em todo o litoral de Tamandaré são freqüentes estas belas formações com milhares de anos de existência, lugar onde formam-se as conhecidas piscinas naturais. Estão protegidas pelas leis brasileiras.
Piscinas Naturais - Buceo - Tamandaré - As piscinas naturais de Tamandaré são uma das grandes atrações que podemos encontrar na nossa visita pelo município. Está localizada a poucos metros das margens da praia e suas águas cristalinas são ideais para a prática do mergulho, um dos esportes mais praticados por toda a costa graças à beleza de seus recifes de coral, onde vivem numerosas espécies de peixes coloridos.
APA Costa dos Corais - Tamandaré - A área de proteção ambiental Costa dos Corais foi fundada no ano de 1977 pelo governo federal, para proteção de uma das formações mais extraordinárias da natureza, os recifes de corais. Na atualidade é uma das maiores unidades de conservação do Brasil e protege os recifes costeiros da exuberante Costa dos Corais, situados entre o litoral sul do Estado de Pernambuco e o litoral norte do Estado de Alagoas.
Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - A Reserva Biológica de Saltinho é uma das poucas áreas de Mata Atlântica que conserva-se no Brasil. Nos seus mais de 500 hectares convivem uma grande variedade de espécies de animais e plantas, e em seu interior encontra-se a barragem que abastece de água todo o município, a cachoeira do Bulha e o Museu da Árvore.
Museu da Árvore - Tamandaré - O Museu da árvore está localizado no interior da Reserva Biológica de Saltinho. Para sua visita é imprescindível uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Cachoeira do Bulha - Tamandaré - A Cachoeira do Bulha possui 7 metros de altura está localizada no interior da Reserva Biológica do Saltinho. É conhecida popularmente como Bica de Tamandaré e são famosos os banhos frios de água doce que podemos desfrutar em seu interior.
Passeio de Barco Uma das atrações mais freqüentadas pelos turistas que visitam o município de Tamandaré, são os famosos passeios de barco que podemos desfrutar pelas proximidades de suas praias e rios. As rotas mais solicitadas são as que vão até a Ilha de Santo Aleixo, a Ilha de Coqueiro solitário e os mangues do Rio Arinquindá.
PRAIAS TAMANDARÉ
Praias O litoral de Tamandaré está repleto de belas praias, típicas dos mares do Brasil com água limpa e de excelente temperatura, ideais para o banho e o mergulho. São famosas as piscinas naturais que formam-se perto da costa entre os recifes de coral, onde habitam numerosas espécies de peixes coloridos.
Praia de Tamandaré A Praia de Tamandaré está formada por duas baías, rodeadas de coqueiros e com águas tranquilas e cristalinas ideais para o mergulho. Localiza-se ao sul da Praia de Campas.
Praia Boca da Barra / Mamocabinha A praia Boca da Barra, também conhecida como praia Mamocabinha, está localizada ao sul da Praia de Tamandaré. É uma praia urbanizada e bastante freqüentada, com mar tranquilo e recifes de coral. Nas suas imediações encontramos o Forte de Tamandaré e o Farol de Tamandaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário